_

Home! Grupo! Blog!

Energia Solar

É o nome dado a captação de energia vinda do Sol que posteriormente será transformada para uso humano.
Ela pode ser obtida de forma direta, ou seja, apenas uma transformação é necessária para que ela seja utilizável, isso ocorre quando a luz solar atinge as células fotovoltaicas e é diretamente convertida em eletricidade. Ou de forma indireta, quando precisará haver mais de uma transformação para que seja utilizável, nesta, é necessário que seja construído usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra tão dispersamente que requer captação em grandes áreas (nesses locais são espalhados diversos coletores solares).
Algumas vantagens de aderir a este método são:

► Não polui durante seu uso;
► É excelente em lugares remotos ou de difícil acesso pois sua instalação em pequena escala não obriga grandes investimentos em linhas de transmissão;
► E em locais tropicais, como o Brasil, ela é viável em praticamente todo o território.
Mas como tudo tem seus prós e contras, aqui vão as desvantagens:

► Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado;
► Os preços são muito elevados;
► Existe variação na quantidade produzida de acordo com o clima (chuvas, por exemplo), além de que à noite não existe produção alguma, obrigando que existam meios de armazenamento de energia produzida durante o dia;
► Locais com latitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante o inverno por terem menor disponibilidade diária de energia solar.

Apesar de ela ser uma boa dica para alternativas que não sejam tão prejudiciais ao meio ambiente por ser renovável e limpa, é pouco usada por ter seus custos de instalação muito elevados, necessitando de maiores pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para tornar-se mais eficiente e viável economicamente.

Curiosidade:
Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares e outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Japão e Indonésia.

Fontes: http://www.brasilescola.com/geografia/energia-solar.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar

●●● Postado por Lilian Batisti.


0 comentários: