_

Home! Grupo! Blog!

Apresentando: As Fontes de Energia

Clique aqui para ver a imagem completa.


Estudiosos afirmam estarmos vivenciando a Terceira Revolução Industrial. A evolução vem ocorrendo intensivamente na tecnologia e robótica, expandindo as áreas econômicas e sócias, além do conforto e praticidade do ser humano. Nossos recursos vem sendo aperfeiçoados sem limites e nós, meros mortais, adaptamos nossas vidas às próprias máquinas que construímos. Naturalmente, a sociedade depende cada vez mais de um elevado consumo energético para sua subsistência. Para isso, ao longo da história, foram desenvolvidas diversas técnicas de transformação, transporte e armazenamento de energia. Embora existam somente duas modalidades de energia (potencial e cinética), elas se apresentam sob diversas formas: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.

A energia potencial é a energia pronta para ser modificada em outras formas de energia e, conseqüentemente, realizar trabalho. Quando realiza-se o trabalho, é transformada em energia do movimento (energia cinética). Toda energia precisa de uma fonte seja ela fornecida através da radiação solar, da velocidade do vento, da água, de biocombustíveis, etc. Ambos os cinco exemplos são fontes de energia renováveis, pois são extraídas de fontes naturais capazes de se regenerar e são inesgotáveis. No entanto, existem fontes cujas reservas são limitadas, como é o caso dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo e carvão mineral) e da energia de fissão nuclear, originada do urânio. Há ainda outras distinções: fontes de energia convencionais ou alternativas.

Energia convencional é representada pelo baixo custo econômico, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Energia alternativa é empregada como solução às fontes de energia que usam combustíveis fosseis altamente poluentes. Na prática, associa-se às energias alternativas o título de “amigas do ambiente”. Felizmente, esse recurso inovador, embora tenha um custo mais alto, tem sido valorizado e procurado mundialmente. Torcemos que a energia alternativa seja fonte de inspiração para uma consciência mais sólida e vingue principalmente nos países cuja produção contradiz a preservação do ambiente.



●●● Postado por Eloísa Dalsin.

0 comentários: