_

Home! Grupo! Blog!

Energia Hidrelétrica

Energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica a partir do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. O mecanismo de uma usina hidrelétrica funciona como “um moinho de água gigante”, onde a água corre por uma barreira, gira algumas turbinas que, enfim, giram o gerador.

Clique aqui para ver a imagem completa.

O processo sofrido pelo fluxo da água até ele tornar-se energia acontece de forma padrão na maioria das hidrelétricas. A água primeiramente é segurada em represas que reprimem o curso da água desviando-a para um reservatório denominado barragem. Os portões da barragem se abrem e a água é puxada pela gravidade através do duto que vai para a turbina. A água gira as lâminas das turbinas acopladas a um gerador localizado acima. Uma turbina pesa cerca de 172 toneladas e gira numa taxa de 90 rotações por minuto (rpm), de acordo com a FWEE (Foundation of Water & Energy Education). As turbinas acionam o movimento de imãs gigantes dentro do gerador. Estes, rolam por meio de molas de cobre que produzem corrente alternada dos elétrons. O transformador modifica a corrente alternada em uma corrente de alta—voltagem. Por fim, a energia obtida é conduzida para quatro fios de rede elétrica, denominadas linhas de energia. A água usada retorna ao rio por tubulações.

A água contida no reservatório é considerada energia potencial e armazenada. Quando ela atravessa o duto e parte para as turbinas ela se transforma em energia cinética. A construção de hidrelétricas exige critérios geográficos como desníveis em seu curso e elevado volume de água. Isso é explicado, pois a quantidade de energia depende do fluxo da água e da distância entre a superfície da água e as turbinas. Quanto maior ambos fatores forem, maior será a produção energética. Abaixo, veja um vídeo que ilustra o funcionamento da usina:


●●● Postado por Eloísa Dalsin.

0 comentários: