_

Home! Grupo! Blog!

Energia Hidrelétrica: Vantagens e Desvantagens

As hidrelétricas são fonte de energia limpa e renovável, porém, sua construção intervém negativamente no ambiente e na sociedade local. A construção do reservatório, quando não é feita em terreno adequado, necessita da transformação da mata nativa em lagos artificiais. A fauna e a flora do local são prejudicadas pela destruição de extensas áreas de vegetação natural e pela grande modificação geográfica do terreno (causadora de desmoronamento de margens, assoreamento do leito do rio e alteração da capacidade hidráulica dos rios). Além do corte de árvores, muitas espécies acabam submersas e mortas, criando limo. O crescimento excessivo de plantas sob essa massa de resíduos decompostos eleva demasiadamente os nutrientes da água, acarretando na proliferação de microorganismos que além de poluírem o habitat podem causar epidemias. Esquistossomose e malária são as mais prováveis. Além disso, essa flora interfere no funcionamento das turbinas da hidrelétrica em primeiro momento, obrigando a limpeza sistemática das mesmas.

Com a modificação intensa do ambiente, muitos animais acabam fugindo do seu habitat natural durante a inundação. Um fato que exemplifica essa conseqüência ocorreu na construção da hidrelétrica Tucuruí, onde massas de macacos e aves fugiram durante os dois meses de inundação do lago artificial. Estima-se que cerca de 1% das espécies sobreviveram no Tucuruí. O fluxo natural de peixes também é interrompido drasticamente, resultando na propagação de determinadas espécies em relação às mais suscetíveis. Essa interferência pode ser brutal no período de piracema, onde os peixes sobem no sentido contrário da correnteza para depositar suas ovas. Para amenizar a situação, certas hidrelétricas construíram degraus onde os peixes podem circular no seu fluxo natural de migração. A simples construção de uma única hidrelétrica pode modificar o clima de todo um ecossistema, uma vez que o lago artificial toma o lugar da mata. A temperatura eleva-se e os ciclos de chuva se alteram. Populações ribeirinhas são vítimas de inundações e obrigam-se a deixar o terreno.

Atualmente, levantou-se a hipótese de que além da construção, o funcionamento das usinas hidrelétricas emite dois dos principais gases do efeito estufa. Apesar da suspeita inconclusa, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia constataram na usina Balbina (AM) emissões 10 vezes maiores de gás carbônico e metano que as das termoelétricas. As termoelétricas são movidas a carvão mineral, fontes de energia altamente poluentes. A continuação desses estudos está limitada a um determinado tempo.

O que ocorre é que apesar dos efeitos impactantes contra o ambiente, é comprovado que em funcionamento a hidrelétrica apresenta muito mais vantagens do que desvantagens. E que uma boa administração dessas questões na construção é a solução para a dimunuição dos problemas. A edificação de escadas no interior de represas que já foram citadas, o remanejamento antecipado das espécies nativas e o incentivo às usinas de pequeno porte reduziriam a proporção dos impactos. As hidrelétricas usam água bruta (sem tratamento, direta de rios), recurso inofensivo ao ambiente e inesgotável. Sua produção não emite resíduos poluentes e há baixo custo operacional já que a fonte já está inserida na própria usina. As usinas hidrelétricas produzem um total de 930 mil megawatts, energia equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo, cujo custo é tão exorbitante quando a sua capacidade poluidora.

Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico é amplo, como para uso em irrigações, navegações e amortecimento de cheias. E principalmente, é um recurso cujo Brasil fora abençoado geograficamente em grande escala. Estimativas indicam que a produção de eletricidade hídrica pode aumentar em pelo menos 50% –(passando de 300 milhões de megawatts-hora para próximo de 500 milhões de megawatts-hora), se nosso país investir em mais hidrelétricas de pequeno porte. Seria o equivalente a elevar o número atual de barragens, de cerca de 600 para 900. A energia hidrelétrica pode suprir as necessidades energéticas de toda população brasileira, além da busca por conforto, economia ou estímulos de consciência. Porque partindo dessa mesma energia, mostra-se indiretamente cidadão consciente o brasileiro que, valorizando esse investimento, preserva a própria beleza e saúde natural de suas terras.


●●● Postado por Eloísa Dalsin.

0 comentários: