_

Home! Grupo! Blog!

Manual de Etiqueta Sustentável

Você é sustentável?
Teste aqui : http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/index.php

" [...] Neste Manual, você pode testar se você é realmente sustentável. Para isso, em cada dica, é só assinalar SIM ou NÃO que, automaticamente, o nível de esforço e de impacto de cada ação será registrado".
" [...] A luta pela sustentabilidade será vencida em diversas frentes – que vão da tecnologia à política. Mas em todas elas será preciso promover a mudança de hábitos pessoais. Este manual ensina como começar a modificar os seus. É preciso fazer algo. E devemos fazer já".

●●● Postado por Eloisa Dalsin.

O Consumo de Energia

Estimativas apontam que o aumento do consumo doméstico de eletricidade ocorre no mesmo ritmo do crescimento populacional (inferiores a 1% ao ano), uma vez que a maior parte da população atingiu padrões de consumo que se estabilizaram em níveis bastante elevados. Aprofundando mais essa pesquisa, descobrimos que entre 2015 e 2020 os países subdesenvolvidos estarão, em termos absolutos, consumindo mais energia que os desenvolvidos.

A produção energética é obtida, acima de tudo, sob investimentos. Seja no elevado custo na construção de usinas hidrelétricas e parques eólicos de origem energética rentável; ou no esgotável uso de fontes como combustíveis fósseis e soluções caras, as conseqüências transparecem de alguma forma. O preço que se paga é sempre monetário e/ou ambiental. O combate ao desperdício de energia é uma medida consciente para melhorar a qualidade de vida, preservar os recursos naturais e ampliar o tempo dos recursos não renováveis existentes. Ademais, essas atitudes valorizam a energia limpa dentro do nosso país, além de incentivar essa forma de obtenção de eletricidade e reduzir custos para a nação e os consumidores. Ser ponderado com o consumo de energia é uma questão patriótica e de compromisso com o avanço do país, uma vez que os investimentos do governo em relação ao sistema elétrico são mais bem aproveitados e a cultura de economia elétrica sobrevive através de cidadãos conscientes, educando gerações posteriores. A atuação do brasileiro no combate ao desperdício de energia de consumo doméstico representa uma economia em seu bolso e contribui para o desenvolvimento sustentável, além do exercício da cidadania, onde todos são unidos por fortes laços de sociedade e dependem da consciência do outro. Não desperdiçar energia é uma forma inteligente de desenvolver a educação, a economia e o progresso do Brasil.

Abaixo, algumas dicas para economizar dinheiro e energia elétrica:

Lâmpadas: Durante o dia, aproveite os raios solares e evite acender lâmpadas.
Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia.

Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.
Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.
Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
Tire o pó das lâmpadas elétricas.

Chuveiro: É um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
Eleve a temperatura da água apenas nos dias frios, pois ele é responsável por uma grande parcela do consumo mensal de energia de qualquer residência. Se você quiser economizar 30% de energia, mantenha a chave na posição verão.
Feche a torneira ao se ensaboar.
Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
Use somente resistências originais. Evite adaptações.

Geladeira:
Ao atacar a geladeira, retire os alimentos de uma só vez, não coloque comida quente lá dentro.
Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia.Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol.Evite deixá-la aberta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais. Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente.Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Isto dificulta a circulação interna de ar.
Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro.
Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas.
Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada.
Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio.
Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.*Cuidado com geladeiras velhas pois o gás CFC pode vazar ameaçando a camada de ozônio. Trocar a geladeira velha por uma nova mais eficiente pode resultar em uma grande economia mensal, pois esse eletrodoméstico responde por uma grande parcela do consumo energético da casa;

Ar condicionado: Ao fazer uso do condicionar de ar, certifique-se de que todas as portas e janelas estão devidamente fechadas. Se houverem frestas, providencie o seu vedamento. A fuga de ar frio faz com que o aparelho trabalhe mais e consuma uma maior quantidade de energia;
Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Instale-o em local com boa circulação de ar.
Não tape a saída de ar do aparelho. Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar.
Antes de comprar, avalie a opção do ventilador de teto para atender sua necessidade.
à Televisão : Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo.
Evite dormir com a televisão ligada. Uma opção é programar o aparelho para desligar sozinho (timer).
Tire da tomada seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sempre que for passar muito tempo sem utilizá-los, pois eles geralmente consomem energia mesmo no modo de espera

Ferro Elétrico:
Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes. Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.
Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.
Não deixe o ferro ligado sem necessidade.
à Máquina de Lavar Roupa : Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize água e energia.
Mantenha o filtro sempre limpo.Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue.Secar as roupas no varal e não na secadora.

Computador: Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade.Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Peça ajuda a um técnico de informática.
à Aquecedor Solar: Uma excelente alternativa para economizar energia é o coletor solar utilizado para o aquecimento de água, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifícios. Por longo prazo, você poupará energia e dinheiro.
* Retire os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados.
* Retire da tomada os carregadores de celulares e outros aparelhos assim que a carga estiver completa, pois há algum consumo de energia mesmo após concluído o carregamento e desconectado o aparelho;
* As instalações clandestinas, os famosos “gatos” colocam em risco nossa vida e fios desencapados, que dão choques e deixam escapar corrente.

No ato da compra: Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lâmpada fluorescente compacta e circular. O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, também objetiva estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Já o Selo CONPET de Eficiência Energética, é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo ou de gás natural como fogões, fornos e aquecedores de água a gás. Lar ecológico: Edificações Sustentáveis - Arquitetos podem projetar construções ecológicas utilizando: madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água (principalmente para descargas no vaso sanitário), tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural, etc. Árvores dão sombra e ajudam a refrescar a casa.


Fontes: http://www.natureba.com.br/economia-energia-eletrica.htm http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/marcos/index.htm http://www.tudobox.com/317/como_economizar_energia_eletrica.html

●●● Postado por Eloisa Dalsin.

Nanocristais criam células solares de alta eficiência

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, demonstraram que é possível capturar os elétrons perdidos pelas células solares e direcioná-los para o circuito elétrico.

A descoberta, segundo eles, abre a possibilidade de construir células solares com eficiência de duas vezes a três vezes maior do que as atuais, que raramente superam os 20%.

Os elétrons capturados são aqueles que normalmente escapam do circuito da célula solar e se perdem no ambiente na forma de calor.

Elétrons quentes

Na maioria das células solares atuais, os raios do Sol incidem sobre a camada superior das células, normalmente feita de silício cristalino.

O problema é que muitos elétrons no silício absorvem quantidades excessivas da energia solar e irradiam essa energia para fora da célula solar, na forma de calor, antes que ela possa ser aproveitada.

Uma primeira abordagem para aproveitar essa energia consiste na transferência desses "elétrons quentes", tirando-os do semicondutor e levando-os para um fio, ou circuito elétrico, antes que eles percam energia.

Mas os esforços para extrair esses elétrons dos semicondutores tradicionais de silício ainda não tiveram sucesso.

Nanocristais

No entanto, quando esses semicondutores são construídos na forma de estruturas extremamente pequenas, medindo poucos nanômetros, eles formam os chamados pontos quânticos, nanocristais que possuem propriedades diferentes do silício cristalino normal.

"A teoria diz que os pontos quânticos devem retardar a perda de energia na forma de calor," conta William Tisdale, que realizou os experimentos deste novo estudo. "A grande questão para nós era saber se poderíamos também acelerar a extração e a transferência dos elétrons quentes o suficiente para agarrá-los antes que eles resfriassem."

Tisdale e seus colegas demonstraram que pontos quânticos feitos de um outro semicondutor, o seleneto de chumbo, em vez de silício, são capazes de capturar os elétrons ainda "quentes".

A seguir, os elétrons foram direcionados para uma camada de dióxido de titânio, um outro material semicondutor barato e largamente utilizado na indústria. O dióxido de titânio funciona como um fio para levar os elétrons para o circuito elétrico, elevando a potência de saída do circuito.

Células solares de pontos quânticos

Extrapolando os resultados do rendimento verificado no experimento, os cientistas calculam que é possível construir células solares de pontos quânticos com uma eficiência de 66%, praticamente três vezes mais do que as células solares disponíveis comercialmente.

"Este é um resultado muito promissor," disse Tisdale. "Nós demonstramos que você pode arrancar os elétrons quentes muito rapidamente - antes que eles percam sua energia."

O trabalho, contudo, ainda está no início. Agora os cientistas precisam construir células solares reais, usando os pontos quânticos de seleneto de chumbo e verificar cuidadosamente seu funcionamento, eventualmente escolhendo outros materiais.

O uso do dióxido de titânio também precisará ser revisto ou otimizado. Embora ele capture os elétrons quentes, os elétrons perdem parte de sua energia no próprio material. Eventualmente uma nova arquitetura de construção das células solares possa resolver o problema.

De qualquer forma, os resultados deixaram os cientistas animados. "Eu me sinto confortável em dizer que a energia solar está para se tornar um grande componente da nossa oferta energética no futuro," disse Eray Aydil, coordenador do estudo.

●●● Postado por Thais Barcella.

Japoneses transformam alegria de torcedor em energia elétrica

Um aparelho produz energia a partir da vibração da torcida. Placas captam o movimento de quem está em cima delas e também servem para saber se os torcedores estão animados ou não com o jogo. Cientistas japoneses encontraram uma forma de transformar em eletricidade a energia dos torcedores num estádio. No moderníssimo estádio da cidade de Kobe, o torcedor tem todo o conforto que a tecnologia pode dar: o teto fecha se chover, um aparelho em forma de canhão é um ventilador, tem telão de última geração. A conta de luz é altíssima e os torcedores foram convocados para ajudar a pagá-la. Não precisa gastar mais no ingresso, basta torcer mais. Um equipamento produz energia a partir da vibração da torcida. Placas captam o movimento de quem está em cima delas e também servem para saber se os torcedores estão animados ou não com o jogo. Porque quanto mais eles pularem, mais energia vão produzir.

●●● Postado por Damires Scottá.

Balada Sustentável ● Energia na Pista de Dança

“A cada passo que damos, produzimos energia, que deixamos para trás. E se pudéssemos capturar essa energia e usá-la como uma fonte limpa de eletricidade?” Esse foi o lema da Sustainable Dance Club – uma empresa que desenvolve sistemas mais sustentáveis para “baladas verdes” – para criar o Sustainable Dance Floor. É uma pista de dança, com molas e microchips na parte de baixo, que capta a energia produzida por nossos movimentos de dança e a envia para um gerador, que armazena eletricidade. Por enquanto, essa energia é utilizada, apenas, para acender as lâmpadas LED da pista de dança. Segundo a empresa criadora, uma pessoa pode produzir, por noite, entre 2 e 20 Watts de energia e, dependendo da intensidade dos movimentos de cada um, a pista acende com cores diferentes. Mas a ideia foi tão bem aceita entre pesquisadores que, na Universidade de Delft, na Holanda, especialistas estudam um jeito de aperfeiçoar a técnica para poder usá-la como fonte de energia elétrica para toda a estrutura das baladas. Já pensou se a moda pega? Será que seremos capazes de produzir eletricidade necessária para iluminar ginásios, ruas e outros lugares com grandes concentrações de pessoas?”

●●● Postado por Damires Scottá.

Ecotelhado

A Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde urbana, já instalou 45 mil metros quadrados de telhados verdes no Brasil.

Em junho, 70% dos pedidos de telhados ecológicos foram de corporações e instituições de grande porte.

Patenteado em 2005, o ecotelhado funciona como isolante térmico, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Além de isolar o calor, absorve cerca de 30% da água da chuva, reduzindo a possibilidade de enchentes nas cidades.

Fontes: Jornal Zero Hora - Nosso Mundo Sustentável - Dia 09/08/2010.

●●● Postado por Thais Barcella.

“Gerador de energia à base de esterco suíno já funciona"

Metano dos biodigestores movimenta o gerador da Santa Clara.

[...] sobre o reaproveitamento do esterco de suínos que, em decomposição nos biodigestores da Cooperativa Santa Clara, gera metano, o gás que se acumula na atmosfera e, a exemplo do gás carbônico, eleva o calor no planeta criando o efeito estufa. Até pouco tempo atrás, esse gás era simplesmente queimado, mas agora gera energia elétrica.

O sistema foi planejado e implantado por etapas. Em setembro de 2008 os três biodigestores passaram a receber o esterco de pocilgas. Cada um mede 19x39 metros, com a profundidade variando de 4 a 7 metros.

Os balões são de uma lona especial de duas camadas que impermeabiliza o esterco, que não tem mais contato com o meio ambiente, criando a biodigestão anaeróbica (sem a presença de oxigênio). A ação da bactéria na decomposição da matéria orgânica gera o metano.

O gás foi canalizado até o gerador, distante aproximadamente 100 metros dos biodigestores. O motor Mercedes Benz de seis cilindros queima o gás e movimenta o gerador de energia elétrica. Um transformador se encarrega de distribuí-la em 380 e 220 volts.

Os testes iniciaram dois meses atrás e, há mais de 20 dias, passou a funcionar sem interrupção. Segundo o gerente do Frigorífico e da suinocultura da Santa Clara, Glademir Luiz Mecca, são gerados dois megavolts por dia. Um megavolt equivale a 1000 volts, o que deixa a geração diária de dois mil volts.

Segundo Mecca, a energia gerada é utilizada na estação de tratamento de efluentes das indústrias da Cooperativa: “ali aumenta os motores, as bombas e os aeradores das três lagoas de decantação de efluentes.”

O estudo de viabilidade econômica apontou 16 meses como o tempo necessário para o custo do sistema se pagar. Pelos cálculos de Mecca, em média, eram gastos R$ 30 mil ao mês para pagar a energia utilizada na estação de tratamento.

“Precisaria de mais alguns meses para fazer o cálculo certo”, observa Mecca, “também deve se considerar o clima, já que o calor facilita a proliferação de bactérias no biodigestor, o que aumenta a quantidade de metano produzida. Pela medição atual, vamos economizar em torno de R$ 12 mil por mês”.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, o investimento total neste sistema foi de R$ 542 mil, mas é viável por diferentes motivos: “o investimento é elevado, mas considerando os aspectos de preservação do meio ambiente e a economia, é um sistema ecologicamente correto e gerador de benefício econômico”.

Sistema semelhante foi implantado justo às pocilgas da Santa Clara em Selbach, onde existem 3000 matrizes, Lá, o investimento foi da ordem de R$ 340 mil. A captura de gás metano tem outra vantagem para a empresa: possibilidade de obter dividendos no mercado de créditos de carbono, incentivo criado pelo Protocolo de Kyoto. A empresa que captura o gás recebe o crédito, na proporção de um para cada tonelada de gás capturado, e vende no mercado.

Essa questão se encontra estacionada, revela Alexandre: “ Ocorre que alguns países não assinaram o tratado, e as empresas que atuavam nesta área estão receosas, mas é algo que poderá gerar um ganho financeiro futuro.”

Resíduo vira adubo
Outro aspecto positivo do sistema de decomposição do esterco de suínos é o aproveitamento do resíduo líquido (chorume) do esterco como adubo orgânico. Trata-se de um excelente fertilizante rico em nitrogênio.

O funcionário que cuida do sistema de biodigestão, Paulo Aristeu Limberger, também distribuiu o adubo líquido pelas lavouras dos agricultores interessados. Segundo Paulo, a retirada do líquido é na mesma proporção do esterco que entra diariamente nos biodigestores: “A gente mede a estrada de esterco e se retira a mesma quantidade de líquido. Na média, fica em 100 mil litros por dia”.

O resíduo de esterno, tanto suíno como bovino, não deve exalar cheiro forte ao ser colocado nas lavouras. Para isso, é preciso que o processo de biodigestão (fermentação) tenha completado seu ciclo. Quando exala mau cheiro, é porque o processo de fermentação ainda não está completo.

Fonte:
Jornal Contexto - 07/08/10.

●●● Postado por Eloísa Dalsin.