_

Home! Grupo! Blog!

O Consumo de Energia

Estimativas apontam que o aumento do consumo doméstico de eletricidade ocorre no mesmo ritmo do crescimento populacional (inferiores a 1% ao ano), uma vez que a maior parte da população atingiu padrões de consumo que se estabilizaram em níveis bastante elevados. Aprofundando mais essa pesquisa, descobrimos que entre 2015 e 2020 os países subdesenvolvidos estarão, em termos absolutos, consumindo mais energia que os desenvolvidos.

A produção energética é obtida, acima de tudo, sob investimentos. Seja no elevado custo na construção de usinas hidrelétricas e parques eólicos de origem energética rentável; ou no esgotável uso de fontes como combustíveis fósseis e soluções caras, as conseqüências transparecem de alguma forma. O preço que se paga é sempre monetário e/ou ambiental. O combate ao desperdício de energia é uma medida consciente para melhorar a qualidade de vida, preservar os recursos naturais e ampliar o tempo dos recursos não renováveis existentes. Ademais, essas atitudes valorizam a energia limpa dentro do nosso país, além de incentivar essa forma de obtenção de eletricidade e reduzir custos para a nação e os consumidores. Ser ponderado com o consumo de energia é uma questão patriótica e de compromisso com o avanço do país, uma vez que os investimentos do governo em relação ao sistema elétrico são mais bem aproveitados e a cultura de economia elétrica sobrevive através de cidadãos conscientes, educando gerações posteriores. A atuação do brasileiro no combate ao desperdício de energia de consumo doméstico representa uma economia em seu bolso e contribui para o desenvolvimento sustentável, além do exercício da cidadania, onde todos são unidos por fortes laços de sociedade e dependem da consciência do outro. Não desperdiçar energia é uma forma inteligente de desenvolver a educação, a economia e o progresso do Brasil.

Abaixo, algumas dicas para economizar dinheiro e energia elétrica:

Lâmpadas: Durante o dia, aproveite os raios solares e evite acender lâmpadas.
Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia.

Apague sempre as luzes ao sair de um cômodo.
Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.
Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.
Tire o pó das lâmpadas elétricas.

Chuveiro: É um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
Eleve a temperatura da água apenas nos dias frios, pois ele é responsável por uma grande parcela do consumo mensal de energia de qualquer residência. Se você quiser economizar 30% de energia, mantenha a chave na posição verão.
Feche a torneira ao se ensaboar.
Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
Use somente resistências originais. Evite adaptações.

Geladeira:
Ao atacar a geladeira, retire os alimentos de uma só vez, não coloque comida quente lá dentro.
Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia.Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol.Evite deixá-la aberta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais. Arrume os alimentos de forma que você possa encontrá-los rapidamente.Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Isto dificulta a circulação interna de ar.
Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro.
Conserve limpas as serpentinas (grades) de trás do aparelho e não as use para secar panos ou roupas.
Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada.
Mantenha as borrachas de vedação da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio.
Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.*Cuidado com geladeiras velhas pois o gás CFC pode vazar ameaçando a camada de ozônio. Trocar a geladeira velha por uma nova mais eficiente pode resultar em uma grande economia mensal, pois esse eletrodoméstico responde por uma grande parcela do consumo energético da casa;

Ar condicionado: Ao fazer uso do condicionar de ar, certifique-se de que todas as portas e janelas estão devidamente fechadas. Se houverem frestas, providencie o seu vedamento. A fuga de ar frio faz com que o aparelho trabalhe mais e consuma uma maior quantidade de energia;
Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Instale-o em local com boa circulação de ar.
Não tape a saída de ar do aparelho. Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
Limpe sempre os filtros para não prejudicar a circulação de ar.
Antes de comprar, avalie a opção do ventilador de teto para atender sua necessidade.
à Televisão : Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo.
Evite dormir com a televisão ligada. Uma opção é programar o aparelho para desligar sozinho (timer).
Tire da tomada seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sempre que for passar muito tempo sem utilizá-los, pois eles geralmente consomem energia mesmo no modo de espera

Ferro Elétrico:
Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes. Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.
Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.
Não deixe o ferro ligado sem necessidade.
à Máquina de Lavar Roupa : Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize água e energia.
Mantenha o filtro sempre limpo.Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue.Secar as roupas no varal e não na secadora.

Computador: Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade.Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Peça ajuda a um técnico de informática.
à Aquecedor Solar: Uma excelente alternativa para economizar energia é o coletor solar utilizado para o aquecimento de água, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifícios. Por longo prazo, você poupará energia e dinheiro.
* Retire os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados.
* Retire da tomada os carregadores de celulares e outros aparelhos assim que a carga estiver completa, pois há algum consumo de energia mesmo após concluído o carregamento e desconectado o aparelho;
* As instalações clandestinas, os famosos “gatos” colocam em risco nossa vida e fios desencapados, que dão choques e deixam escapar corrente.

No ato da compra: Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria como: geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lâmpada fluorescente compacta e circular. O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, também objetiva estimular a fabricação de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Já o Selo CONPET de Eficiência Energética, é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo ou de gás natural como fogões, fornos e aquecedores de água a gás. Lar ecológico: Edificações Sustentáveis - Arquitetos podem projetar construções ecológicas utilizando: madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água (principalmente para descargas no vaso sanitário), tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural, etc. Árvores dão sombra e ajudam a refrescar a casa.


Fontes: http://www.natureba.com.br/economia-energia-eletrica.htm http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/marcos/index.htm http://www.tudobox.com/317/como_economizar_energia_eletrica.html

●●● Postado por Eloisa Dalsin.

0 comentários: