_

Home! Grupo! Blog!

Energia Geotérmica: Introdução

É o tipo de energia obtida do calor do interior da terra. É um método de obtenção de energia sem que haja tanta poluição, já que a necessidade de energia é cada mais maior.


Para entender como funciona esta técnica, temos que relembrar a constituição do nosso planeta, temos grandes placas isoladas nas quais encontramos magma, que resumidamente é rochas derretidas. Quanto mais profundo maior é a temperatura destas rochas. Onde encontramos as zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito mais elevada. Nessas zonas temos o potencial geotérmico. A água é aquecida com o calor da Terra, a temperatura da água nestes locais pode chegar a 148º C. Por exemplo, são construídos dois poços, um para aquecer a água e outro com uma usina geotérmica que recebe esta água.

Existem ainda as opções de perfurar poços que já possuam água, gerando energia normalmente ou com muita sorte encontrar fontes de ‘vapor a seco’, nessas fontes a pressão é suficiente para realizar o movimento das turbinas da usina com força excepcional, sendo uma fonte muito eficiente da geração de eletricidade.

Esta forma de gerar energia tem seus prós e contras.

Vantagens
• Fonte limpa de energia;
• Não consome recursos não renováveis;
• Produção aceitável;

Desvantagens
• Cria instabilidade Geológica no sítio onde é instalada;
• Em certos casos pode ser fonte de poluição sonora;

Aproximadamente todos os fluxos de água geotérmicos contém gases dissolvidos, sendo que estes gases são enviados a usina de geração de energia junto com o vapor de água. De um jeito ou de outro estes gases acabam indo para a atmosfera. A descarga de vapor de água e CO2 não são de séria significância na escala apropriada das usinas geotérmicas. Por outro lado, o odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam. Nos casos onde a concentração deste ácido é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia. É muito importante que haja tratamento adequado a água vinda do interior da Terra, que invariavelmente contém minérios prejudiciais a saúde. Não deve ocorrer simplesmente seu despejo em rios locais, para que isso não prejudique a fauna local. Quando uma grande quantidade de fluido aquoso é retirada da Terra, sempre há a chance de ocorrer subsidência na superfície. Há ainda o inconveniente da poluição sonora que afligiria toda a população vizinha ao local de instalação da usina, pois, para a perfuração do poço, é necessário o uso de maquinário semelhante ao usado na perfuração de poços de petróleo.

México, Japão, Filipinas, Quénia e Islândia têm expandido a produção de eletricidade por meio geotérmico.Na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei, na Ilha do Norte, foi desenvolvido por volta de 1950. Em 1964, 192 MW estavam sendo produzidos, mas hoje em dia este campo está acabando.Portugal conta com uma moderna central geotérmica em funcionamento na Ilha de São Miguel, Açores, além de outra mais antiga, e está a ser acabada uma nova na Ilha Terceira, Açores.



●●● Postado por Damires Scotta.

0 comentários: