_

Home! Grupo! Blog!

Afinal, o que é produção energética?

Para começar, devemos saber o que é energia. Há diversos tipos de energias: calor, luz, mecânica, elétrica, química, nuclear, entre outras. Cada uma dessas energias podem ser transformadas, e cada uma pode provocar um fenômeno característico nos sistemas físicos. Em todas as transformações de energia há uma completa conservação dela. Na verdade, usamos energia para qualquer coisa que fizermos em nosso dia-a-dia.

A conceituação de energia, segundo a Física, diz que energia é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Assim como diz o primeiro princípio da termodinâmica, a energia não pode ser criada, mas apenas transformada.

Então, conclui-se que qualquer tipo de energia vai ter uma utilidade. Por exemplo, as hidroelétricas geram eletricidade a partir de um rio. Em um carro, a energia química (gasolina ou álcool) é transformada e o carro entra em movimento – energia mecânica ou cinética.

Analisando as transformações de energia, podem ser observadas três etapas. As fontes de energia, o equipamento onde a transformação de uma energia para outra é transformada, e, por fim, a parte onde ela é utilizada – consumo de energia – para ter qualquer que for o resultado final que se deseja.

Conclui-se, então, que produção energética é essa transformação que ocorre e que acaba gerando algum tipo de energia final, a qual pode ser aproveitar para realizar algum trabalho.

●●● Postado por Thais Barcella.

0 comentários: