_

Home! Grupo! Blog!

●●● Invensões Para Ajudar o Meio Ambiente


A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, não para todos os habitantes deste mundo, sendo bem realistas. Mas pessoas que podem fazer alguma coisa para mudar estão desenvolvendo, criando formas de economia. Abaixo trago 2 exemplos úteis e econômicos.

Carregador solar flexível e portátil
Este produto foi divulgado em 2007, e é uma grande idéia.


A empresa norte-america Brunton desenvolveu um produto bastante útil para quem viaja por lugares não muito convencionais onde encontrar uma simples tomada não é uma tarefa das mais fáceis: o SolarRoll. Trata-se de um painel solar de 30cm x 150cm com capacidade para recarrregar laptops, celulares, câmeras e até baterias de carro.

O tempo médio de recarga de um telefone celular, por exemplo, é de 2 horas utilizando-se o modelo SolarRoll 9. E entre 5 e 10 horas para recarregar um laptop. De fácil transporte (dá para enrolar) e à prova d’água. Apesar de ter seu custo elevado, (entre U$199 e U$479 no site da Brunton.) é um grande investimento.

Chuveiro de Névoa: um conceito para economia de água e energia
Publicação de 2007 e criação brasileira.


O brasileiro João Diego Schimansky, da PUC do Paraná, foi um dos oito finalistas da competição “Design Lab” criada pela Electrolux aberta a todos os estudantes de design do mundo. O tema deste ano foi sustentabilidade aplicada aos utensílios da casa do futuro. O conceito criado por João foi o “Fog Shower” ou Chuveiro de Névoa. O chuveiro do futuro consome apenas dois litros de água durante um banho de cinco minutos. Os chuveiros eficientes utilizados atualmente utilizam cerca de 26 litros d’água durante o mesmo tempo.


O “banho” é realizado a partir de uma névoa de vapor d’água aquecido. Este conceito economiza, ao mesmo tempo, água e energia necessária para aquecê-la.

Fontes: Trendir

●●● Postado por Damires Scotta.