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●●● Curiosidades sobre Energia Solar



A Samsung vai lançar no Brasil o celular Blue Earth, que pode ser carregado com energia solar. O aparelho tem um painel solar na parte de trás para isso – cada hora exposto à luz do Sol é suficiente para duas horas em modo de espera e 16 minutos de conversação. Também é possível carregar a bateria do telefone por meio da energia elétrica.

O Blue Earth, que é feito com plástico reciclado a partir de garrafas PET, tem tela de 3 polegadas e câmera fotográfica de 3 megapixels. Também permite o acesso à internet sem fio por meio dos sistemas 3G e Wi-Fi – é possível baixar aplicativos para usar no celular.

Um dos programas presente no aparelho, chamado Pedômetro Ecológico, incentiva o usuário a andar e mostra a quantidade de CO2 (dióxido de carbono), gás considerado um dos responsáveis pelo aquecimento global, poupada caso ele não use meios de transporte convencionais.

Esse celular é ecologicamente verde, ele tem todas as finalidades que um celular normal (não ecológico) tem, ele é composto de material reciclável e pode ser carregado a energia solar ou a energia elétrica como todos os outros celulares. Este celular é uma idéia muito útil, já que no mundo todo ele vai ser usado, já que mais ninguém consegue ficar sem o celular. Essa idéia é uma das formas a mais de nos pensarmos no nosso planeta, essa e muitos outros gestos pequeno, mas de um significado enorme é que retribuem o nosso agradecimento por tudo que a natureza nos da e continua nos dando.

Fontes: R7 


●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.






O uso da energia solar para mover aviões, barcos, carros, vem sendo cada vez mais testada por especialistas e aventureiros. Não há dúvida de que esse tipo de energia limpa pode substituir os combustíveis que estamos acostumados.

O Japão saiu na frente ao preparar o lançamento de uma nave não tripulada movida à energia do Sol, que irá partir rumo ao planeta Vênus.

Quando a nave estiver no espaço, logo após o seu lançamento, a cabine em formato de cilindro irá se separar do foguete e girar até 20 vezes por minuto. Esse movimento irá expandir e abrir suas velas ou braços, extremamente finos. A nave funcionará então, como um grande veleiro deslizando no espaço. Ela será empurrada pelas partículas solares, além de ter células que aproveitarão a energia solar.

O projeto da Agência Espacial Japonesa (Jaxa) é para uma missão de seis meses até Vênus e posteriormente, Júpiter será o outro destino.

A nave foi batizada de Ikarus (Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation of the Sun) fazendo referência ao personagem da mitologia grega, Ícaro. Ele morreu ao tentar escapar da Ilha de Creta quando voou próximo demais do Sol usando asas de pena e cera construídas por seu pai, Dédalo.

O lançamento de Ikarus está previsto para o dia 18 de maio a partir do Centro Espacial Tanegashimano, na ilha de mesmo nome, no Japão. Todo o projeto custará cerca de US$50 milhões.

A Agência Internacional de Energia (IEA) estima que a tecnologia solar deva gerar 3 mil gigawatts de energia até 2050. Ela irá responder por 11% de toda a eletricidade do mundo. As projeções superam dados anteriores da IEA, que falavam em 1.600 gigawatts de eletricidade por ano no mesmo período.”

Esse é ótimo exemplo que podemos deixar de usar os combustíveis que poluem a terra, para outros que são ecologicamente corretos ou seja renováveis e não poluentes. É um novo passa para a verdadeira evolução do ser humano consigo mesmo, com os animais e com o meio ambiente onde vivemos.


●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.



A “Moto Solar Urbana é um projeto da empresa espanhola Sunred, que é cobrir todos os aspectos e etnologia de trazer para o mercado de uma cidade com uma moto com um motor elétrico e a captação da energia solar, com especial ênfase na tecnologia para barrar as arquiteturas convencionais, a gerir a energia solar, energia solar e coleta de motor eléctrico.

Dada a complexidade da gestão da energia, a energia solar, neste caso, e para aumentar a utilização da ergonomia tem instalado um painel digital touch screen que permite LCS para receber e gerenciar as informações, o consumo, a carga ea velocidade de dados padrão distância , etc …

Um dos grandes desafios do projeto é a forma de acomodar o eficiente e segura as placas de energia solar para maximizar a superfície de exposição, que está atrasado, quando você estiver andando, e expanda quando a moto é interrompido, proporcionando um autonomia de cerca de 20 km ea uma velocidade de 50 km/ h.

Fontes: Salvino


●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.





O PlanetSolar é um catamarã que deve navegar utilizando unicamente a energia solar. Partes móveis do casco conseguem expor até 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, que deverão gerar 103 kW de energia.

O navio solar tem 31 metros de comprimento e 15 metros de largura quando ancorado. Quando em mar aberto, com seus "flaps" abertos - responsáveis pela ampliação da área de painéis solares - essas dimensões chegam a 35 metros de comprimento e 23 metros de largura.

Autonomia indefinida

A velocidade máxima do PlanetSolar é de 25 km/h (14 nós), mas a velocidade de cruzeiro será de 15 km/h (8 nós). Os motores elétricos do navio solar consomem 20 kW, o equivalente a 26,8 HP.

A navegação é feita por apenas 2 tripulantes, embora a empresa afirme ser possível colocar até 200 pessoas a bordo do navio. A autonomia é indefinida - o PlanetSolar navega enquanto houver sol.

Fontes: Salvino



●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.



Dentro de 25 anos, as reservas minerais das quais hoje extraímos combustíveis para gerar energia estarão esgotadas. Os cientistas não se preocupam com isso. Afirmam que, em 2025, já teremos criado reservatórios para acumular energia solar, menores que as baterias dos automóveis, capazes de gerar energia suficiente para iluminar as cidades e movimentar nossas máquinas.
 
Fontes: Salvino
 
●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.
 
 

A Santa Sé anunciou a ativação nesta quarta-feira (26/11/08) de um novo sistema de energia solar para tornar mais ecológico o uso da eletricidade no Vaticano.

O primeiro prédio do Vaticano com energia solar será à famosa Sala Paulo 6º, próxima à Basílica de São Pedro, onde o papa Bento 16 realiza algumas de suas audiências.

Cerca de 2,4 mil painéis solares foram colocados no teto do prédio. O novo sistema vai fornecer energia para o prédio e para vários outros à sua volta durante todo o ano.

O sistema também vai permitir que o Vaticano reduza as suas emissões de gás carbônico em cerca 225 toneladas por ano.

Paisagem

Os painéis não podem ser vistos do solo. Arquitetos dizem que a famosa paisagem da Cidade do Vaticano não será alterada.

O Vaticano tem como meta fazer com que as fontes de energia renovável respondam por 20% da sua matriz energética até 2020, em sintonia com recomendações da União Européia.

O papa Bento 16 é conhecido por seu apoio à iniciativas ambientalistas. O Vaticano já chegou a sediar uma conferência científica para discutir o aquecimento global e as mudanças climáticas.

No ano passado, o papa pediu que o mundo dê ouvido às vozes do planeta, antes que seja tarde demais.

Fontes: Salvino

●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.



 
Um carro movido a energia solar chegou ao 14º encontro da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), na cidade de Poznan, na Polônia, depois de passar por 38 países.

Ao volante estava o professor suíço, Louis Palmer, que fez o percurso de 52 mil quilômetros em 17 meses.

Segundo Palmer, o feito provou que a energia solar é uma alternativa viável aos combustíveis com base em petróleo e pode ajudar a combater o aquecimento global.

Ele ressaltou, contudo, que o protótipo precisará de grandes modificações antes de poder ser produzido em massa.

O pequeno veículo azul e branco com três rodas puxa um trailer com baterias carregadas pela exposição ao sol. Ele pode viajar por 300 quilômetros com uma só carga e atingir velocidades de 90 quilômetros por hora.

Palmer está empenhado em inspirar os fabricantes de veículos a produzirem modelos menos danosos ao meio ambiente.

"As pessoas adoram esta idéia de um carro solar", afirmou Palmer diante do prédio onde se realizará a Conferência. "Eu espero que a indústria automobilística dê ouvidos (...) e fabrique carros elétricos no futuro."

O ativista disse que o carro a energia solar funcionou "como um relógio suíço", quebrando apenas duas vezes durante a longa jornada, que começou em Lucerna, na Suíça, em julho de 2007.

Eletricidade

O carro é movido a energia solar, mas Palmer também levava uma bateria diferente para percursos noturnos ou em nações menos ensolaradas, tais como a Polônia, no inverno. Esta bateria era recarregada na eletricidade.

Palmer disse que a construção do protótipo tem custo equivalente a duas Ferraris, mas, se produzido em massa, poderia custar 10 mil euros, com um extra de 4 mil euros para os painéis solares.

No ano que vem ele planeja organizar uma viagem com seis veículos para fazer uma volta ao mundo em 80 dias usando energia hidráulica, geotérmica e eólica.

Fontes: Salvino

●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.



Uma companhia americana está desenvolvendo uma aeronave movida a energia solar que poderá se manter no ar por cinco anos continuamente.

A asa em forma de Z, com 150 m de envergadura, será reajustável durante o voo, para que possa absorver o máximo possível de energia do sol.

A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite. Na ocasião, a asa tomará uma forma plana, diminuindo sua resistência ao ar e, portanto, consumindo menos energia.

A aeronave não tripulada está sendo projetada para voar a altitudes de 18 mil a 27 mil m, e deverá ser utilizada para missões de reconhecimento, comunicações e monitoramento ambiental no âmbito de pesquisas sobre mudanças climáticas.

A empresa Aurora Flight Sciences está desenvolvendo a aeronave dentro do programa "Vulture", que tem apoio da BAE Systems, C.S. Draper Laboratories e Sierra Nevada Corporations.

Os pesquisadores divulgaram o desenho da aeronave. O protótipo deve ficar pronto em cinco anos.

Fontes: Salvino

●●● Postado por Dayana C. Rodrigues.



O Wi-fi Solar possui quatro módulos: comunicação (roteador), fotovoltaico (painel solar), armazenamento (baterias) e controle de energia.

"O roteador cria uma malha de comunicação sem fio, com várias rotas, entre outros módulos de comunicação da rede e fornece cobertura Wi-Fi para dispositivos móveis e portáteis no raio de alcance do sinal transmitido por cada módulo de comunicação", conta o engenheiro Rafael Herrero Alonso, responsável pelo projeto. "O módulo fotovoltaico gera eletricidade em corrente contínua ao sistema a partir da transformação direta da luz em energia elétrica."

Baterias recarregáveis garantem a operação do sistema em períodos sem irradiação solar.

"Em sistemas autônomos é necessário acumular energia, para compensar as diferenças existentes entre produção e utilização ao longo do tempo", explica o engenheiro. "O armazenamento obriga a utilização de um módulo de controle de energia adequado, que faça a gestão do processo de carga, a proteger e garantir uma elevada confiabilidade e um maior tempo de vida útil para as baterias."

Rede de baixo custo

Atualmente, dois Sistemas Wi-Fi Solar estão instalados em postes de iluminação na Cidade Universitária (Zona Oeste de São Paulo).

"Ambos operam no mínimo 8 horas por dia. Sendo caracterizado por um sistema autônomo, não precisa de manutenção e interação humana", conta o engenheiro. "Além disso, mais de 50 pessoas se conectam a rede implementada com os sistemas Wi-Fi Solar diariamente e transferem em torno de 1 gigabyte de informação."

Entre as principais vantagens do sistema, Alonso aponta a eliminação da infraestrutura de cabos elétricos para a instalação, e a redução de custos com o projeto da rede sem fio, mão-de-obra para instalação elétrica e do próprio custo da eletricidade, devido à utilização de energia solar renovável.

"Também é possível diminuir os custos com cabeamento estruturado para acesso a internet, fazer a instalação e o início do funcionamento do sistema em menos tempo", acrescenta, "além de reduzir gastos com manutenção e mão-de-obra operacional com técnicos no local."

Fontes: O Repórter
 
●●● Postado por Thais Barcella.