_

Home! Grupo! Blog!

Energia Sustentável: Os Biodigestores


O biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica diluída em água sofre um processo de fermentação anaeróbia (sem presença de oxigênio), o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante, usado em lavouras) e gás metano (biogás, muito útil na geração de energia). O equipamento possui uma tecnologia simples, pois funciona através de reações químicas de origem biológica (a fermentação é causada por bactérias anaeróbicas), porém, seu custo de construção é alto.

Clique aqui para ver a imagem ampliada.

As propriedades do biogás não se limitam somente à geração de energia: o biogás atua como combustível, em substituição a matrizes poluentes e não-renováveis, como gás natural ou gás liquefeito de petróleo (GLP). Portanto, pode ser utilizado para iluminar e cozinhar em residências próximas ao local de produção, economizando outras fontes de energia (já citadas) e lenha. Ademais, pode servir para aquecimento de estufas de hortaliças e para o aquecimento de instalações de animais sensíveis ao frio (como leitões até 15 dias de idade e perus de até 1 mês). O biogás não tem cor, e não é venenoso para o homem e os animais.

O biofertilizante, que é o produto líquido do reator químico, é composto por elementos como nitrogênio, fósforo e potássio, sendo uma fonte de fertilização orgânica de alta qualidade. Bactérias causadoras de doenças (por exemplo, o E. Coli, que ataca o intestino, sendo fatal para recém-nascidos), são mortas ainda dentro do digestor. O biofertilizante não exala cheiro forte, não atrai moscas, além de que, ao contrário dos estercos frescos, é isento de sementes de ervas daninhas, e da maior parte de agentes patogênicos.

O mesmo biodigestor que trata os dejetos vindos do estábulo ou confinamento de bovinos e outros animais, pode ser ligado ao esgoto doméstico das residências. Embora sejam usados primordialmente como fonte de energia e de fertilizantes orgânicos para produtores rurais, o biodigestor também pode ser enfocado como um sistema de tratamento de esgotos humanos para pequenas comunidades urbanas.

Equivalência energética:
Um metro cúbico (1 m³) de biogás equivale energeticamente a :
► 1,5 m de gás de cozinha;
► 0,52 a 0,6 litro de gasolina;
► 0,9 litro de álcool;
► 1,43 KWh de eletricidade;
► 2,7 kg de lenha (madeira queimada).



●●● Postado por Eloísa Dalsin.

0 comentários: