_

Home! Grupo! Blog!

Biodigestores: Funcionamento


As bactérias anaeróbicas exigem a completa anaerobiose (inexistência de ar) no ambiente para o funcionamento de seu metabolismo. A temperatura também deve ser estável, a qual não exceda 45°C ou diminuam à 15° C, pois isso paralisaria a produção de biogás. Os principais nutrientes que servirão de “alimento” para os microorganismos são o carbono, o nitrogênio e sais minerais. Os sais minerais presentes dos dejetos de animais e resíduos vegetais são suficientes para a nutrição das bactérias. No entanto, deve haver um equilíbrio entre os compostos de carbono (fornecedores de energia, principalmente encontrados em resíduos vegetais) e compostos nitrogenados para acorrer a produção de biogás de modo eficiente.
Os principais tipos de biodigestores utilizados no Brasil são o em batelada e o contínuo.

O biodigestor em batelada não precisa ser abastecido com substrato (matéria orgânica) diariamente. Seu sistema é bastante simples e de pequena exigência operacional, sendo que este conserva o substrato por período conveniente de produção de gás, e após ser aproveitado, é descartado. A obtenção de biogás é alcançada pela fermentação anaeróbica de esterco de animais, restos de cultura e outros resíduos que geralmente são despejados no ambiente.

Os biodigestores contínuos necessitam de abastecimento e manejo de substrato diariamente. O processo é contínuo, pois cada carga diária corresponde ao volume semelhante de material fermentado. Cada carga requer um tempo de retenção, geralmente entre 30 e 50 dias, dependendo da temperatura do meio inserido. Assim como os biodigestores em batelada, o período de retenção do resíduo pode ser reduzido através da introdução de agitação e aquecimento. Para manter a estabilidade de temperatura, os reatores contínuos são subterrâneos.

Clique aqui para ver a imagem ampliada.

Uma limitação desses modelos esta na necessidade de diluição da matéria-prima. O substrato deve conter entre 8 e l0% de sólidos totais, pois maiores concentrações tendem a causar entupimentos e contribuir para formação de crostas. Os resíduos vegetais quando utilizados devem ser triturados por esses motivos.

Atualmente, com processos de purificação e armazenamento de biogás é possível adaptá-lo para automóveis e tratores. Pequenos motores estacionários, a álcool ou gasolina, que trabalham em regime constante, são facilmente adaptados para funcionar a biogás, necessitando apenas de uma válvula dosadora de diafragma como as usadas em botijão de GLP, porém de baixa pressão. A função da válvula será simplesmente, permitir ou não a entrada do biogás que é succionado pelo carburador.

Apesar dos benefícios (de ordem social e ambiental) da utilização de biodigestores, a decisão da sua construção deve ser bem estudada. Infelizmente, este método tem alto custo de desenvolvimento, portanto, é necessário que se analise a proposta de modo que o proprietário poder saborear todos as benfeitorias obtidas de forma satisfatória e em igualdade às suas necessidades e despesas. Atualmente, em Santa Clara (Carlos Barbosa), temos um exemplo de implantação de biodigestor, que movimenta os geradores do frigorífico da Cooperativa Santa Clara.


Fontes: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=5997
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor_anaeróbico

●●● Postado por Eloísa Dalsin.

0 comentários: